sexta-feira, 10 de abril de 2020

SE EU SOUBESSE!

Se eu soubesse que a vida seria um caminho tão tortuoso e íngreme, teria me preparado melhor. Teria brincado mais, estudado mais, arriscado mais, viajado mais. Não teria levado tão a sério certas coisas. A vida não ensina em livros, mas com os tropeços e estes estão sempre no meio do caminho querendo nos mostrar algo. Se eu soubesse disto, não teria sofrido tanto para chegar até aqui.
Se eu soubesse que iria me apaixonar por alguém que não estaria disponível, teria me esquivado de toda situação. Teria me desviado do caminho, olhado para o lado e buscado outros rumos. Mas, a maioria das vezes não estamos preparados para certas situações e acabamos tropeçando e caindo sem querer.
Se eu estivesse atenta, saberia decifrar o certo do errado, o bom do ruim, o preto do branco, o claro do escuro, já que tudo é dualidade. Na hora de encarar a situação, eu teria tido coragem ao invés da covardia. Se eu soubesse de tantas coisas antecipadamente, eu teria deixado passar muitas delas, ou lutado bravamente ou encarado normalmente, não sei. Mas, eu não sabia e nem estava atenta.
Fracassei sim, muitas e muitas vezes, por medo e insegurança. Sofri a maioria delas. Não por desilusão, não. Mas, por não ter tido um guia ou até mesmo um Mestre que me ensinasse e dissesse se eu estava certa ou errada. Que o caminho que eu estava seguindo seria tortuoso e íngreme, porém necessário para o aprendizado da vida. Talvez, eu tivesse enxergado tantas coisas obvias. Quem sabe assim, eu teria sofrido menos, caído menos, chorado menos.
A vida ensinou tudo isto, ela é o nosso Mestre, mas não notei o seu sinal. Estava tão alheia, que quando percebi estava enleada numa teia sem saída. Queria ter tido o discernimento de perceber que nunca estive sozinha, ela sempre esteve do meu lado. Apenas me distraí durante minha caminhada e não percebi o seu chamado e nem o seu ensinamento.
Queria ter tido o poder de voltar atrás e fazer tudo diferente, mas não pude. Não podia mudar o passado. Ele já existia e tinha ficado lá trás. Por assim ser, nada pôde ser feito. O que aconteceu, aconteceu por motivos óbvios e que hoje me levam a crer que eu estava no caminho certo.
Estejamos atentos, porque nada vem de graça, sempre tem uma razão específica e com certeza tudo o que aconteceu teve. 

Autora: Rita Padoin

Nenhum comentário:

Postar um comentário