quinta-feira, 26 de junho de 2025

Jornada

Sinto uma necessidade urgente de entender certos fardos. Fardos que me deixam desnorteadas e sem saber como reagir. Reflexiva na verdade, para entender o que foi determinado sem a minha autorização. Não autorizei nada e porque sou imposta e ter que aceitar? Concordo e discordo. Há controvérsia nesse processo. Com certeza não entenderam as minhas razões ou a minha opinião. Porque a vida nem se quer se deu ao trabalho de me consultar. Claro, ela não precisa da minha permissão e nem da minha opinião. Simplesmente ela é a vida e decide o que fazer e como fazer. Nós que não aceitamos e nem procuramos entender.

 

Pergunto: Por que eu teria que entender? Quais minhas chances de aceitar de cara o que foi determinado sem minha autorização? São perguntas que não deveriam ser feitas eu sei. Porém, eu quero fazer para poder entender e aceitar. Sem questionamentos tudo seria sem graça, sem sabor. Por enquanto vou ficar na dúvida. Talvez, com o tempo eu entenderei por completo. Entenderei a vida e os seus loucos mistérios. Por agora, está meio difícil. Com certeza o tempo será meu aliado e saberá esperar eu crescer e evoluir para poder sair ilesa dessa situação.

 

É o que temos para hoje. Entender, esperar e aceitar para seguir em frente sem ferimentos. Porque o tempo é um aliado perfeito e se soubermos entendê-lo, sairemos ilesos dessa jornada.

Rita Padoin




domingo, 22 de junho de 2025

Fases

Minha vida anda meio intrincada. São fases, eu sei. E essas fases muitas vezes levam dias ou meses para se desfazer e voltar ao seu curso normal. Enquanto isso, as horas passam, o tempo corre, a luta continua e o vento assovia cortando a minha melhor forma. São os atributos que a vida coloca no caminho e espera que eu consiga superar mais essa.

 

Com certeza superarei como sempre acontece. Todas as minhas lutas são vencidas e superadas e com gostinho de vitória. O sol desponta todas as manhãs mesmo que as nuvens o encobrem. Ele está sempre lá, firme e forte, superando todas as dificuldades e eu também. Acordo todas as manhãs com a impressão de que mais um dia será superado com maestria e sucesso e é.

 

São as nossas lutas diárias. Cada qual com um sabor diferente. Uma dor diferente. Uma vitória diferente. Assim, passam as horas, os dias e os anos, e eu mais forte do que nunca.

 

Rita Padoin 


quarta-feira, 18 de junho de 2025

Férias de mim

Às vezes eu preciso tirar férias. Aquelas férias de mim. Caminhar sem rumo e encontrar um lugar que me acolhe. Deitar a cabeça na grama e apreciar o sol ou as estrelas. Contemplar a lua. Sentir o vento chicotear a minha pele e me arrepiar de emoção. Pensar naquela pessoa que tanto habita meus pensamentos e tentar entender quais as razões e os porquês. Deliciar-me com a vida. Desligar-me de tudo e sentir apenas as batidas do coração. Aquelas batidas conhecidas e que tanto me escuta sem dizer nada. Sem reclamar ele nos abraça e diz que tudo ficará bem.

 

Quando tiro férias de mim, me comunico com o meu Eu e me restauro inteira. 

 

Rita Padoin

sábado, 14 de junho de 2025

O Poder

É tempo de esquecer aquela muralha que desabou e construir uma nova com paredes fortes e concretas. O passado sempre existirá e ficará lá, porém ele não deixará de existir. Temos uma história que não poderá ser apagada, mas temos o poder de mudar aquilo que não nos agradou ou não nos fez bem. Podemos fazer do presente, um presente diferente. Um presente cheio de expectativas e sonhos. Um presente, presente.

 

E quanto ao futuro? Este, ficará no futuro, pois não temos o poder de fazer com que ele seja do jeito que idealizamos.

 

Agora, o presente, este podemos fazer dele o que quisermos, pois vivemos o agora. Vivemos com o “poder” de transformar nossa vida de maneira mais marcante e linda que pudermos. Viver é isto. Ter o poder. O poder de transformar. O poder de fazer acontecer. O poder de decidir a nossa vida. O poder de lutar pelo que acreditamos. O poder de sorrir de dentro para fora. O poder de “ser” melhores do que já somos. O poder de resgatar aquela força que existe dentro de nós. O poder de amar e ser amado. O poder de comandar a nossa vida.

 

Viver é isto. Ter o PODER de fazer diferente.

 

Rita Padoin

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Leve, livre e solto

Tenho vontades urgentes. Daquelas que o corpo pede, mas o espirito é exigente. Ele quer a essência, a contemplação, a conexão. Coisas que apenas o corpo, não consegue suprir. É necessário que haja uma interação entre o corpo, alma e o espírito. Para entender e conseguir sentir aquilo que o espírito almeja, é preciso estar leve, livre e solto.

 

Rita Padoin

domingo, 8 de junho de 2025

Decisões e Indecisões

Eu entendi todo o processo

Todas as decisões e indecisões

As histórias e estórias contadas.

As intenções e os segredos

Nada veio de graça.

Tudo teve uma pitada de emoção.

Uma busca desenfreada.

Um caminho desconhecido.

Um lugar diferente.

 

Minha vida entrou nos eixos

Não faz muito tempo.

Estava tudo uma bagunça

Não conseguia me encontrar

Agora, sei que preciso ficar firme

Os meus pés fincados na terra e

A cabeça no céu para manter o equilíbrio

Os olhos atentos a tudo

E a alma em paz.

 

Rita Padoin

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Exposição Varal Literário Festa Ritorno Alle Origini - Urussanga SC

Dos dias 29 a 31/05 e 1º/06, Urussanga comemorou os seus 147 anos de histórias e memórias no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. A Festa Ritorno Alle Origini vem com o intuito de relembrar e celebrar com orgulho essa data tão importante da nossa história.
E é com muita alegria que o Varal Literário ficou exposto durante toda a festa.
Como medida de acessibilidade, o varal tem audiodescrição através de QR Codes, com narração de Edi Carlos de Rezende.
O projeto "Varal Literário" está sendo produzido pela INdependente, através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB para o Município de Urussanga.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral, Concepção, Poemas e Curadoria: Rita Padoin
Design Gráfico e Divulgação: INdependente
Assistente: Guilherme Mazzucco
Audiodescrição: Edi Carlos de Resende
Apoio: Rádio Marconi
Produção: INdependente
Realização: Rita Padoin, Prefeitura de Urussanga, Programa Nacional Aldir Blanc
@radiomarconi @secretaria.cte.urussanga @prefeituradeurussanga @edicarloscomunicador @independente_cultura @guilhermeyo2000

#ritapadoin #ritapadoinfrases #ritapadoinpoeta #cutura #literatura #poemas #pensamentos #turismo #prefeituradeurussanga #turismourussanga #livros #poeta #festaritornoalleorigini #pratodosverem #pracegover #leialdirblanc













domingo, 1 de junho de 2025

O Silêncio

O silêncio é a prova de que nada mais será igual, se soubermos utilizá-lo de maneira correta. Somos feitos de silêncios e de magias. Um silêncio contemplativo. Cheio de mistérios e de incógnitas. Nascemos silenciosamente e acabamos nos deparando com ruídos pelo caminho. Esquecemos toda a magia, toda essa necessidade de estar só, por razões desconhecidas que só o tempo poderá nos dizer.

 

Quando o silêncio fala mais alto do que nossa força, é porque está faltando aquela pitada de sabedoria. Tem aquele silêncio que é necessário e tem aquele que de uma forma ou de outra nos deixa com a pulguinha atrás da orelha. Este, é aquele que esperamos uma resposta e ela não vem. Queremos nem que seja um grito que nos tire dessa angústia. Há silêncios e silêncios.

 

Rita Padoin